18/07/2013

Hábitos Alimentares

                 Olá amores...  Hoje o post será totalmente diferente sobre tudo que já escrevi aqui. O título dá uma ideia do que vem a seguir, e este assunto para algumas pessoas pode parecer chato ou não ter grande importância. Não, também não estou aqui para ditar regras e afins, afinal NÃO EXISTE UM MODELO IDEAL, e sim nosso corpo, nosso organismo é perfeito. Esse post é para fazer um desabafo com vocês sobre este assunto e também mostrar os benefícios e malefícios.


                  Então vamos lá... kkk
                  A um ano atrás mais ou menos, minha mãe me pediu para que eu fizesse algumas coisas para ela  durante as férias e não fiz - não por ser mal educada, mas por ser preguiçosa -. Ela ficou preocupada, pois preguiça em excesso pode ser sintomas de alguma doença - por experiência própria ela sabia disso, ela tem hipotiroidismo e achou que eu pudesse ter também -.

Hipotiroidismo
O que é: O hipotireoidismo é caracterizado pela baixa atividade da tiroide, que produz menos hormônios do que o que é necessário para o funcionamento ideal de todas as funções orgânicas.
São sinais do hipotireoidismo:  Pele áspera e seca; Mãos e pés frios; Rosto, mãos e pés inchados (mixedema);  Queda de cabelo difusa; Bradicardia: batimentos cardíacos mais lentos que o normal; Tendinite nas mãos: síndrome do túnel do carpo.
São sintomas do hipotireoidismo: Cansaço, fraqueza; Pele seca; Sensação de frio; Queda de cabelo; Dificuldade de concentração; Memória prejudicada; Prisão de ventre; Aumento de peso sem causa aparente; Dispneia; Voz rouca; Parestesia; Audição prejudicada.

          Os meus principais sintomas: Cansaço, fraqueza; Pele seca; Sensação de frio; Queda de cabelo. Então Dona Cida conseguiu me convencer a ir num Endocrinologista - nem acredito que escrevi certo, eitcha nominho -... E lógico que ele ia mandar eu fazer alguns exames e para a minha sorte minha saúde estava ótima, porém minha alimentação totalmente inadequada e isto era o que causava todos aqueles sintomas. A irregularidade era tamanha que ele resolveu me dar uma dieta médica. No começo eu não queria seguir, achava que não precisava, mas hoje vejo como mudou totalmente. Então se você quiser saber como eu consegui me livrar da minha preguiça e daqueles sintomas que incomodam bastante clique em mais informações.



          Pra quem ta pensando que dieta é O FIM, está enganado(a), é um meio, tipo a felicidade sabe... kkk O propósito é melhorar a sua vida. Mas 'peralá', não vai me entrar em falsas dietas. Meu amores a dieta não é para mudar drasticamente e sim agregar na sua vida tornando ela melhor. 
           Bom eu falei tanto em dieta - entenda um pouco mais sobre: O termo dieta é usado popularmente somente para definir uma forma de controlar o peso. Mas na verdade, a palavra refere-se aos hábitos alimentares individuais.
          Se preocupar com o peso é burrice. Ele é uma referência. Tudo está sendo levado em conta: o peso dos seus ossos, dos seus órgãos, dos seus músculos (massa magra), da sua gordura. E essa massa magra é mais fácil de se perder. Quando você está fazendo essas dietas da 'moda' ou 'milagrosas' você está perdendo MASSA MAGRA, o que não pode! Então repita comigo: VOU ESQUECER A BALANÇA! 
          Vamos a algumas informações sobre vitaminas, que são essenciais:

→ As vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo. 
→ As dos tipos A, D, E e K são lipossolúveis, ou seja, são solúveis em gordura. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 12) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.
→ Conheça as principais vitaminas:

Vitamina A: Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.

Vitamina D: É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

Vitamina E: É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defessa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, como envelhecimento, câncer e doença cardiovascular. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina C: Diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e à formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras. Age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória. Onde encontrar: acerola, melão, brócolis, manga, kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujá.

Vitamina K: Importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal – é uma vitamina lipossolúvel. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa. Quando há alterações nos níveis de vitamina K no sangue, o principal sintoma é alteração na coagulação sanguínea do indivíduo

→ Principais vitaminas hidrossolúveis (complexo B):

Vitamina B1 (tiamina): Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves. Pessoas com deficiência de vitamina B1 apresentam inapetência, baixa aceitação da dieta e consequente perda de peso, confusão mental e fraqueza muscular. Em casos mais graves pode haver comprometimento do coração.

Vitamina B2 (riboflavina): Previne a catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.

Vitamina B3 (nicotinamida): Reduz triglicérides e colesterol. Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Onde encontrar: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

Vitamina B5 (ácido pantotênico): Auxilia na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química. Previne a degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais, amendoim, levedura, vegetais, algumas frutas (como abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.

Vitamina B6 (piridoxina): Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas. Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, banana, tomate, abacate e espinafre.

Vitamina B7 (biotina): Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares. Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

Vitamina B9 (ácido fólico): Promove a saúde dos cabelos e da pele, além de ser essencial na síntese de DNA.  A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso. A B9 também ajuda no combate do câncer de mama e de cólon. Fontes: folhas verdes, fígado, carnes, peixes, cereais integrais e leguminosas.

Vitamina B12 (cobalamina): Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Onde encontrar: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar dessa vitamina para evitar a anemia e outras complicações. A falta de vitamina B12 pode provocar alterações neurológicas e anemia megaloblástica. 

                 Lembram daquele pirâmide alimentar que provavelmente vocês tiveram que desenhar em alguma aula de Saúde Física e Mental na quarta série (vocês tinham essa matéria na escola???). A nova pirâmide trás um novo conceito de alimentação saudável. Clique na imagem para amplia-la e ver direitinho cada "andar" kkk





                 Ok, sei que está cansado(a) de ler, mas garanto que tudo é muito importante! Agora vem a parte que para alguns é horrível, pra mim pelo menos foi. Produtos industrializados são um perigo. Para ter uma alimentação saudável devemos evitar algumas coisas - não precisa retirar por completo da alimentação:

→ Evitar qualquer tipo de refrigerante, mesmo os diet e light, água saborizada ou gatoreide.
→ Evitar frituras, gorduras, carnes gordas, empanados, embutidos, biscoitos doces, balas e chicletes com açúcar.
→ Evitar uso de temperos prontos (knnor, sazon etc,) e alimentos industrializados, pois contém muito sódio, diminuir também o uso de sal de cozinha, ele aumenta a pressão e retém líquidos. Em substituição, use ervas (orégano, manjericão, salsa, cebola, cebolinha, alecrim etc.)

               Algo que vocês já devem estar carecas de saber é que devemos ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. E uma dica que tenho pra dar é chá. Mas os claros: camomila, erva cidreira, capim limão, erva doce etc... e não adoça-los.
               Façam pelo menos 5 refeições por dia, assim terão uma melhor absorção dos nutrientes; Mastigar bem todos os alimentos, pois a digestão começa na boca, o estômago não tem dentes. Se ficar com fome nos intervalos das refeições opte por frutas ou por sucos das mesmas... Quando seu estômago fica vazio (o que acontece em, no máximo, 3 horas), seu corpo usa massa magra como fonte de energia. Não coma em intervalos maiores que 3 horas.
               Quem quiser ter um alimentação saudável deve planejar sua alimentação com base na variedade, na moderação e no equilíbrio. É importante lembrar que não basta apenas escolher entre alimentos bons ou ruins. O principal perigo é o excesso de consumo! Na pirâmide que mostrei acima, diz que os vegetais podem ser consumidos em abundância, mas nem o alimentos mais saudáveis em excesso faz bem.

                Exercícios físicos: 
                Outra dica que recomendo é a da prática dos exercícios físicos, porque:
              -   Alguns dos benefícios da prática de exercícios incluem: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (doenças cardíacas) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.  Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.


               Bom para terminar posso afirmar que ter um habito alimentar, vamos dizer, correto, ter uma organização alimentar e uma alimentação saudável é muito importante. Estaremos evitando doenças e coisas que irritam a nós mesmos... Re-lembrando o que disse no início do post: podemos evitar preguiça, pele seca, queda de cabelo, e outros, podemos evitar mantendo uma alimentação saudável. Espero que tenha ajudado vocês assim como estas informações me ajudaram!
               Se vocês gostarem desse post eu abro uma sessão saúde aqui no blog. u.u
Beijooos, Vevê

3 comentários:

  1. Bah gostei muito do teu post! Ultimamente, devido as férias, meus hábitos alimentares estão...terríveis. Ando comendo apenas bobagens, como bolachas, doces, lanches e pizzas. Mas no almoço, sempre procuro comer saladas e outros "verdes" sabe? Mas quando as férias acabarem tudo volta ao normal. E praticar exercícios é ótimo né? Eu danço e você? Adoraria a sessão saúde no blog, seria bem interessante.
    Beijão pra você <3

    ResponderExcluir
  2. wooow amei a postagem, mto mto interessante !!! super beijos

    www.annecrisley.com

    ResponderExcluir
  3. meninaa seu blog ta lindo, desculpe o sumiço. ótimo post bjs

    ResponderExcluir